A+ A- Acessibilidade

Notícias

Hackathon durante SBRC desenvolverá aplicações para UHD Player da RNP


Projeto 3D do UHD Player

A RNP teve seu tema selecionado e será uma das três disponibilizadoras de plataformas para o desenvolvimento de aplicações do Hackathon “Cidades Digitais Inteligentes” que acontecerá entre os dias 6 e 9/5, durante o 37º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), em Gramado, no Rio Grande do Sul. O UHD Player exibidor de conteúdo digital, projeto no âmbito da iniciativa Soluções Digitais para Cultura (SDC), estará disponível para que os participantes possam experimentar e criar novas possibilidades de uso, com o apoio de profissionais especializados na solução que darão suporte durante todo o processo.

A maratona de programação é pensada tanto para programadores experientes em Cidades Inteligentes, quanto para quem nunca mexeu com a área e tem interesse em experimentar. Também não é preciso ter uma equipe pré-formada para participar do evento. Os melhores projetos receberão prêmios durante o jantar de encerramento do Simpósio e a equipe vencedora no âmbito do UHD Player terá seu resultado divulgado no site e redes sociais da RNP.

Para participar do Hackathon, é necessário fazer a inscrição no SBRC e ter curiosidade e interesse pelo tema Cidades Inteligentes.

Saiba mais sobre o Hackathon por aqui!

Sobre o UHD Player

O UHD Player disponibilizado pela RNP para o Hackathon se trata de um hardware miniaturizado capaz de exibir vídeos em 4K, com áudio digital de altíssima qualidade, além de oferecer funcionalidades como wi-fi, bluetooth e sintonizador de TV digital.  Há, ainda, diversas possibilidades para o desenvolvimento do equipamento, como a utilização da Inteligência Artificial, com aplicações que consigam reconhecer pessoas, assim como sua idade e expressão facial, a realização de aulas via satélite e de conferências.

O hardware possibilita sintonizar canais via satélite, permitindo que cidades remotas acessem conteúdo multimídia, sem o uso da internet e suporta os mais diversos softwares de conferência, permitindo a comunicação entre escolas e universidades.

Confira as funcionalidades do UHD Player:

Reprodução de Vídeos em 4k;
Áudio Digital de 64 canais (S/PDIF MADI);
Armazenamento de 500GB/1TB HD SSD;
Saída para 2 Telas;
Pronto para Acessibilidade;
8 GB RAM; 2x HDMI/DVI;
Wifi, Bluetooth e Ethernet;
Memória SATA / SD / M.2;
TV Digital Terrestre e Satelital.

Sobre o Cinemas em Rede

Cinemas em Rede é uma atividade da Rede de Cinemas Universitários, uma iniciativa da RNP em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que pretende contribuir para a criação de um circuito de exibição audiovisual nas Universidades e Instituições federais de todo Brasil.

As prioridades do projeto são valorizar e ampliar o acesso ao conteúdo brasileiro, difundindo o cinema nacional em diversas comunidades, principalmente as que não possuem salas de exibição, visando o fortalecimento dos exibidores das instituições de educação, pesquisa e cultura, como um importante segmento para expansão de espaços qualificados de exibição no Brasil.