A+ A- Acessibilidade

Notícias

Cinemas em Rede exibe o filme “Substantivo feminino”, no próximo dia 21.


O Projeto Cinemas em Rede exibe, no próximo dia 21, às 19h, o filme “Substantivo feminino”, de Daniela Sallet e Juan Zapata. O documentário será exibido, simultaneamente, em sete universidades federais do país: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

O evento é gratuito e aberto aos estudantes e ao público em geral. Após a sessão, a diretora Daniela Sallet participará de um debate, com transmissão ao vivo.

O Cinemas em Rede é uma iniciativa que conecta cinemas e exibidores das instituições federais de educação, ciência e cultura à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), criando um circuito nacional para a produção audiovisual brasileira.

Sobre o filme

“Substantivo Feminino” é um do longa-metragem documental que resgata a história de duas mulheres pioneiras e fundamentais para a militância ambiental no Rio Grande do Sul e no Brasil, e que tiveram inserção internacional no movimento em defesa do Meio Ambiente.

Integrantes de famílias tradicionais e com trânsito nos meios políticos e sociais, Giselda Castro e Magda Renner eram mães quando se depararam com causas que as mobilizaram para além dos limites domésticos. E não se calaram diante de ações que ameaçavam o Meio Ambiente, os animais e as pessoas.

As ativistas começaram a promover ações de cidadania em 1964, junto à população carente e desinformada, por meio da Ação Democrática Feminina Gaúcha (ADFG). Pela atuação de Giselda e Magda, a ADFG se tornou o braço brasileiro da Friends of the Earth (Amigos da Terra), organização internacional de proteção ao Meio Ambiente, com representação em mais de 70 países. A partir de então, as duas percorreram o mundo em conferências internacionais, na ONU e no Banco Mundial.

Serviço:

Exibição do filme ‘Substantivo Feminino’
Data: 21/11
Horário: 19h.Ficha técnica:
Direção: Daniela Sallet e Juan Zapata
Duração: 62 min
Ano: 2017
Gênero: Documentário