A+ A- Acessibilidade

Notícias

Abertura da 2ª edição do Festival Recanto do Cinema – Audiovisual na Periferia


O Festival Recanto do Cinema acontece de 25 de novembro a 12 de dezembro com  exibição de filmes e atividades formativas 

A 2ª edição do Festival Recanto do Cinema – Audiovisual na Periferia, realizado  pelo campus Recanto das Emas do Instituto Federal de Brasília (IFB), acontece entre os  dias 25 de novembro e 12 de dezembro de 2020, de forma online e gratuita. Com o tema  “Memória, Identidade e Territórios”, o Festival exibe filmes nacionais e de estudantes do  Campus Recanto das Emas, divididos entre Mostra Competitiva de Curtas-Metragens  Brasileiros e Mostras Especiais, que discutem as singularidades e multiplicidades das  periferias brasileiras. Além disso, traz o LabRecanto com um total de 16 atividades  formativas em cinema e audiovisual, divididas entre lives e atividades com inscrição. A  Abertura do Festival acontece no dia 25, a partir de 16h30, e traz como principal atração  a sessão do longa-metragem “SEMENTES – Mulheres Pretas no Poder”, de Éthel  Oliveira e Júlia Mariano, seguida de um debate. A cerimônia será transmitida pelo canal  de YouTube Ema Filmes. 

A Cerimônia de Abertura começa com a participação da Reitora do IFB, Luciana  Massukado, do diretor do Campus Recanto das Emas, Germano Cruz; da Presidente da  Comissão Executiva do Festival Recanto do Cinema, Juliana Lopes, e dos estudantes e  membros da equipe do Festival, Juliana Lionço e Tiago Lopes. Em seguida, às 17h, será  exibido o longa-metragem “SEMENTES – Mulheres Pretas no Poder”, documentário  dirigido por Éthel Oliveira e Júlia Mariano. O filme acompanha algumas das mulheres  pretas na política do Brasil, que emergiram após o assassinato da vereadora Marielle  Franco. O filme estará disponível apenas na Sessão de Abertura do Festival. Às 19h,  haverá um debate com as realizadoras do filme, mediado pelas professoras do IFB  Recanto das Emas Edileuza Penha e Bárbara de Barros. A Cerimônia de Abertura, a  exibição e o debate do filme serão transmitidos em tempo real na TV Ema Filmes  (YouTube).

A partir do dia 26 de novembro, o Festival abre a programação de exibição  com a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Brasileiros. Essa mostra é composta por curtas-metragens de 9 estados brasileiros que discutem questões como diversidade e  lutas periféricas e estará disponível até o dia 2 de dezembro. Os filmes serão avaliados  por grupos de júris formados por professores, alunos e egressos do curso Técnico de  Produção em Áudio e Vídeo do IFB – Campus Recanto das Emas, e receberão prêmios  de destaques de acordo com a formação acadêmica vivenciada na instituição. As Mostras  Especiais, divididas em Cotidianos da Pandemia, Cartas Sobre Nós, Videoclipes FIC EaD Novos Caminhos, contam com filmes produzidos por estudantes da instituição,  e acontecem entre 30 de novembro a 10 de dezembro. Cada uma delas ficará uma  semana online.  

Durante a programação, haverá um Júri Popular em que participam todos os  curtas exibidos nas 5 mostras do Festival. Os três curtas que forem mais bem avaliados  pelo público, sendo um da Mostra Competitiva e dois das Mostras Especiais, receberão  bolsas em cursos online oferecidas pela Academia Internacional de Cinema e TV (AICTV),  escola de audiovisual sediada no Rio de Janeiro que se tornou uma parceira do Festival.  Debates com os realizadores de todas as Mostras acontecerão durante o evento e serão  mediados pelos professores do IFB. Os filmes poderão ser vistos no site  www.recantodocinema.com.br e os debates serão transmitidos na TV Ema Filmes  (YouTube). 

O LabRecanto, braço formativo do Festival, tem início no dia 30 de novembro com a oficina aberta “Cine Oralidade”, que trará discussões sobre narrativas negras e  processos criativos, ministrada pela Domênica Guimarães, da Afronte.lab. Além desta, a  programação do LabRecanto contempla mais 7 atividades abertas ao vivo, como a live sobre a experiência em Direção de Arte no processo de criação de filmes produzidos  pelo Coletivo de Cinema em Ceilândia (Ceicine), com a diretora de arte e realizadora  Denise Vieira; e a oficina sobre o Eixo Dramático de Câmera 180º, com Gláucia Pellicione  da AICTV.  

Além disso, teremos 9 atividades fechadas em salas virtuais – em que a  participação ocorre mediante inscrição. Entre elas, teremos a oficina O Argumento  antecede o Roteiro, com o realizador audiovisual Antônio Balbino; A Produção  Audiovisual na Periferia através da atuação de Coletivos, com a Rede Urbana de  Ações Socioculturais (RUAS), Coletivo de Comunicação DUCA e o Jovem de Expressão;  e a oficina Relatos da Ilha, com Narata Ney e Ligia Arruda, uma conversa sobre o  processo de montagem e assistência no audiovisual. As inscrições para as atividades  fechadas acontecem até 26 de novembro no site do Festival. Todas as atividades serão  realizadas gratuitamente e de maneira virtual. 

A 2ª edição do Festival Recanto do Cinema encerra no dia 12 de dezembro às  17h, com a premiação dos filmes e será transmitida ao vivo na TV Emas Filmes. Fica 

aberto o convite a todas e a todos para acompanhar o Festival Recanto do Cinema,  conhecer as produções audiovisuais brasileiras, participar das atividades formativas e  votar em seu filme favorito no Júri Popular. Confira a programação completa em nosso site  e nas redes sociais. 

Serviço: 

2ª edição do Festival Recanto do Cinema – Audiovisual na Periferia Exibição Mostra Competitiva: de 26 de novembro a 2 de dezembro. Mostras Especiais: Exibições entre 30 de novembro a 10 de dezembro. Em: www.recantodocinema.com.br/filmes 

LabRecanto 

7 Lives na TV Ema 

9 atividades fechadas mediante inscrição 

Inscrições gratuitas até 26 de novembro em: 

https://www.recantodocinema.com.br/oficinas-e-cursos

Redes sociais: 

@recantocinema (Instagram) 

www.facebook.com/campusrecanto Para mais informações envie email para: recantodocinema@ifb.edu.br