A+ A- Acessibilidade

FAQ


Cinemas em Rede

O Cinemas em Rede é uma iniciativa promovida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em parceria com os Ministérios da Cultura (MinC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e está alinhada com as diretrizes do Plano Nacional de Cultura (PNC) aprovado pelo Congresso Nacional.

O projeto tem como objetivo o desenvolvimento e a disponibilização de soluções tecnológicas para o intercâmbio de conteúdos e de atividades entre os cinemas e outros espaços de exibição das instituições conectadas a infraestrutura de redes avançadas operada pela RNP. A iniciativa pretende contribuir para a articulação de um circuito universitário de exibição audiovisual.

As salas escolhidas são abertas ao público, de forma gratuita, e o conteúdo das exibições inicialmente é disponibilizado e/ou providenciado pelas próprias instituições participantes do projeto.


Objetivos

A Rede de Cinemas Digitais (Cinemas em Rede) tem por objetivo geral explorar as possibilidades abertas pelas redes de computadores (Internet) para a circulação de conteúdos e ampliação do acesso à bens culturais e simbólicos, bem como contribuir para dotar o país com os recursos técnicos e humanos necessários às iniciativas de investigação e experimentação no campo do Cinema e Audiovisual digitais.

O projeto busca também ampliar o uso da conexão da Cinemateca Brasileira à infraestrutura de rede avançada operada pela RNP. Conexão esta efetivada em 2009 como uma das ações previstas no projeto-piloto do Ministério da Cultura com a RNP. A iniciativa do Ministério da Cultura de inserir a Cinemateca Brasileira já no projeto-piloto iniciado com a RNP em 2008/9 foi um importante passo para o desenvolvimento de soluções para distribuição de conteúdos audiovisuais por meio de redes ópticas.

Além de contribuir para a ampliação do acesso aos conteúdos audiovisuais, a rede de cinemas pretende se constituir como um espaço experimentação para lidar com problemas relativos à distribuição de conteúdos audiovisual em rede.  Para isto a cooperação procura explorar a dimensão de pesquisa, desenvolvimento e inovação do projeto mantendo parcerias com a comunidade científica – especialmente aquela que vem trabalhando com audiovisual digital e sistemas distribuídos – para o desenvolvimento de soluções e aplicações de baixo custo e adaptadas à realidade brasileira.

Além disto, o conjunto de pontos participantes da primeira etapa se constituirá como um Laboratório Distribuído de Experimentação em Cinema Digital para implementação e testes das soluções desenvolvidas no âmbito do projeto.

Rede de Cinemas

Atualmente, 12 salas de cinema participam do Projeto Cinemas em Rede
Veja a sala mais perto de você...

Atualmente, 12 salas de cinema participam do Projeto Cinemas em Rede
Veja a sala mais perto de você...